
NOSSO TRABALHO
O grande desafio dos municípios é a baixa capacidade de investimento com recursos próprios e dependência de repasses dos governos federal e estadual. Por outro lado há elevado comprometimento com as despesas obrigatórias e não flexíveis. Esses fatores impedem a maior parte dos municípios gerar poupança para realizar os investimentos necessários para beneficio da população como infraestrutura, saneamento básico entre outros.
Oferecemos um portfolio de serviços para alavancar a capacidade de investimentos proporcionando a possibilidade da captação dos recursos necessários para executar as ações necessárias identificadas pela Gestão Municipal e almejadas pela população.

REGULARIDADE
A regularidade Municipal junto a União das suas obrigações, no que concerne ao ambiente fiscal, financeiro e contábil, no cumprimento legal exigido pelo ente federal é requisito para a captação de recursos junto ao Governo Federal, fonte importante para o programa de ações estruturantes e sustentáveis para atendimento das demandas locais.
Nossa consultoria centraliza e monitora todas as informações relativas aos comprovantes de regularidade e procedimentos que visem o cumprimento das obrigações expressas na Constituição Federal, na Lei de Responsabilidade Fiscal e demais legislações específicas que possibilitam a captação de recursos para desenvolvimento do Município.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
O município deve possuir capacidade de planejamento e organização, e estar com suas demandas organizadas e estruturadas para melhor eficiência na elaboração de propostas para captação de recursos e ter capacidade técnica para executar e gerenciar os projetos.
Atualmente a principal estratégia de captação de recursos dos Municípios são repasses federais e de verbas provenientes de emendas especiais de parlamentares. O foco apenas nestas fontes de recursos extraordinários faz com que o ente público perca as oportunidades de captar recursos, indo além dos limites do orçamento obtido com arrecadação própria.
A solução para realização de grandes investimentos é a contratação de financiamentos via operações de crédito. Este é o caminho mais utilizado, pois os municípios dificilmente consegue gerar poupança própria capaz de atender as grandes demandas sociais, que se mostram sempre superiores à sua capacidade de investimento.


GESTÃO DA DÍVIDA
A necessidade de gerenciar adequadamente todas as dívidas, sejam elas com entidades financeiras, parcelamentos tributários, e outras origens tem o objetivo de manter os estoques dentro dos limites de endividamento previstos na legislação e, principalmente, dentro da capacidade de pagamento do ente público.
O serviço de gestão da dívida pública engloba os processos de contratação/renegociação das operações de crédito, gerenciamento dos estoques, pagamento das amortizações, juros e encargos da dívida, e até mesmo fechamento de câmbio para a internalização dos recursos decorrentes de operações externas, e disponibiliza dados da dívida pública cumprindo com a transparência que a sociedade espera.